Marcação de Consultas (82) 2123-7001
Central de Atendimento (82) 2123-7000

Acesso Rápido

Notícias
11/07/2016

HMAR inicia implantação do Protocolo de Manchester


Durante os dias 7 e 8 de julho, o Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR) iniciou o processo de implantação do Sistema Manchester de Classificação de Risco. Uma equipe composta por três médicos e 17 enfermeiros participou da primeira etapa, que consistiu na sensibilização e capacitação da equipe que executará o sistema, também conhecido como Protocolo de Manchester.

A turma dos classificadores de risco foi capacitada pelos médicos Dr. Marcelo Rausch e Dra. Maria do Carmo Rausch, membros do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR), responsável pela certificação do protocolo nas unidades de saúde. “Estou muito em feliz por estar aqui hoje, para capacitar a equipe, discutir, tirar dúvidas e garantir a qualidade desta turma de classificadores. Nesse primeiro contato, espero que vocês aprendam a identificar com agilidade e segurança a prioridade de atendimento do paciente” explicou a médica Maria do Carmo Rausch.

Para a diretora médica do HMAR, Dra. Yelnya Dória, esta é mais uma iniciativa desenvolvida para melhorar a qualidade do serviço prestado. “Diante da necessidade de realizarmos a triagem dos nossos pacientes de forma mais eficiente, escolhemos estudar o protocolo e, a partir de agora, implantá-lo. Além de dinamizar nosso atendimento, o Protocolo de Manchester representa uma conquista da equipe HMAR, que se empenhou para a aprovação do projeto, se esforçou para que a implantação fosse iniciada e agora, se dedicará ainda mais para sua consolidação.”.

O PROTOCOLO

O Sistema Manchester de Classificação de Risco visa determinar a prioridade clínica do paciente garantindo que o primeiro atendimento médico ocorra no tempo adequado. Identificado por cores distintas, o paciente tem o atendimento sinalizado por identificadores que mostram a classificação do atendimento de “não urgente” a “emergência”, com tempo de resposta entre 0 e 240 minutos.

O GBCR é a entidade responsável por realizar a implantação do Protocolo de Manchester nos pontos de atenção à saúde, por meio de capacitação, acompanhamento e auditoria no uso do protocolo. 

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Informar WEB

Entrevista na Rádio CBN Maceió com o endocrinologista Arnaldo Mendonça, sobre diabetes

Dra. Yelnya C. S. Dória
Diretora Técnica 
CRM/AL 2209 / RQE 2835
Hospital Memorial Arthur Ramos  |  Rua Hugo Corrêa Paes, N º 253 - Gruta de Lourdes - Cep - 57052-827  |  (82) 2123-7000 / Marcação de consultas: 2123-7001