Marcação de Consultas (82) 2123-7001
Central de Atendimento (82) 2123-7000

Acesso Rápido

Notícias
22/08/2016

HMAR implanta Protocolo de Manchester


Desde a última semana, o Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR) tem prestado o atendimento de emergência aos pacientes que recorrem à unidade de uma forma diferente. Foi implantado o Sistema Manchester de Classificação de Risco, mais conhecido como Protocolo de Manchester, cujo objetivo principal é priorizar o atendimento do paciente conforme seu risco clínico e não por ordem de chegada. O protocolo determina a prioridade clínica do paciente, garantindo que o primeiro atendimento médico ocorra no tempo adequado.

A equipe de médicos e enfermeiros selecionada para trabalhar como classificadores de risco foram capacitados pelos médicos Dr. Marcelo Rausch e Dra. Maria do Carmo Rausch, membros do Grupo Brasileiro de Classificação de Risco (GBCR), responsável pela certificação do protocolo nas unidades de saúde.

A diretora médica do HMAR, Dra. Yelnya Dória, destacou a importância do acolhimento com classificação de risco que padroniza e garante um tempo de espera condizente com a gravidade dos casos. “O Protocolo de Manchester é muito eficaz e diante da necessidade de realizarmos a triagem dos nossos pacientes de forma mais eficiente, escolhemos estudar o protocolo e, a partir de agora, implantá-lo”.

Ao passar pela triagem, cada caso é analisado e os pacientes recebem uma pulseira que sinaliza o risco através das cores vermelho, laranja, amarelo, verde ou azul, usadas para determinar se o atendimento será de emergência (0 minutos), muito urgente (10 minutos), urgente (60 minutos), pouco urgente (120 minutos) ou não urgente (240 minutos), respectivamente.

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Informar WEB

Entrevista na Rádio CBN Maceió com o endocrinologista Arnaldo Mendonça, sobre diabetes

Dra. Yelnya C. S. Dória
Diretora Técnica 
CRM/AL 2209 / RQE 2835
Hospital Memorial Arthur Ramos  |  Rua Hugo Corrêa Paes, N º 253 - Gruta de Lourdes - Cep - 57052-827  |  (82) 2123-7000 / Marcação de consultas: 2123-7001