Marcação de Consultas (82) 2123-7001
Central de Atendimento (82) 2123-7000

Acesso Rápido

Notícias
06/04/2018

Ortopedista destaca benefícios da artroscopia de quadril

Cirurgia foi realizada pela primeira vez no HMAR

Realizar cirurgias nas articulações sempre foi uma intervenção delicada, já que algumas partes do corpo, como ombros e joelhos, por exemplo, são móveis e apresentam certa complexidade. Para suprir a necessidade de olhar para o interior das articulações e ver ligamentos, cartilagens e demais estruturas, foi desenvolvida a artroscopia. 

A técnica cirúrgica capaz de "olhar a articulação" foi empregada inicialmente em joelhos e ombros e, dado o sucesso, migrou para outras articulações, como quadril, tornozelos, cotovelos e punhos. Cirurgias com grandes incisões passaram a ser feitas com pequenos cortes e menos complicações, pois o procedimento é realizado com a utilização do artroscópio, uma haste de 4 milímetros de diâmetro conectado a uma câmera de vídeo de alta definição.  

No dia 06/03, o ortopedista Gustavo Barbara e sua equipe (composta por dois instrumentadores e uma anestesista) realizaram uma artroscopia de quadril no Hospital Memorial Arthur Ramos, sendo esta, a primeira cirurgia desse tipo realizada no hospital. "No procedimento, o artroscópio chegou até a articulação do quadril através de pequenos orifícios feitos na pele, permitindo ao cirurgião localizar e tratar o motivo da dor do paciente, de forma minimamente invasiva", explicou o especialista em quadril e joelho.

De acordo com Gustavo Barbara, esta é uma importante ferramenta na cirurgia preservadora do quadril. "Atletas e esportistas amadores com lesões no quadril são os maiores beneficiados. Foi o caso do jovem de 28 anos, praticante de arte marcial, que teve o quadril operado. Praticantes de corrida, futebol, ciclismo, vôlei e outros esportes geralmente são acometidos por lesões do labrum e impacto femoroacetabular. Entretanto, a técnica também pode ser indicada a pessoas ativas e com maior idade".    

Imagens

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar
Dra. Yelnya C. S. Dória
Diretora Técnica 
CRM/AL 2209 / RQE 2835
Hospital Memorial Arthur Ramos  |  Rua Hugo Corrêa Paes, N º 253 - Gruta de Lourdes - Cep - 57052-827  |  (82) 2123-7000 / Marcação de consultas: 2123-7001