Marcação de Consultas (82) 2123-7001
Central de Atendimento (82) 2123-7000

Acesso Rápido

Notícias
16/06/2014

Gripe, Rinite Alérgica ou Sinusite?

Saiba como diferenciar

Nariz entupido, secreção nasal e dor de cabeça são os sintomas que elas têm em comum, mas são problemas de saúde diferentes que precisam de uma atenção especial, para não haver confusão no diagnóstico e tratamento.
 
Segundo a Dra. Rossana Andrade, otorrinolaringologista, a gripe é uma doença infecciosa, causada pelo vírus Influenza, que se espalha muito facilmente pelo ar e que produz sintomas bem mais intensos que o resfriado comum. O ciclo da doença dificilmente ultrapassa dez dias, tempo que varia conforme o sistema imunológico do paciente.
 
Ao contrário da gripe e da sinusite, os pacientes com rinite alérgica não apresentam desconfortos como dores musculares, febre ou indisposição. Trata-se de uma inflamação no revestimento interno do nariz provocada por um tipo de agente causador (pelo de animais ou poeira, por exemplo). Neste caso deve ser evitado o uso de descongestionantes nasais, pois geram dependência.
 
"Já a sinusite pode ser confundida até mesmo com uma dor de cabeça forte ou enxaqueca pelo paciente, mas se não vem acompanhada dos demais sintomas nasais, provavelmente não está relacionada à doença", alerta Dra. Rossana. Por sua vez a rinite, pode desencadear uma sinusite, portanto a associação neste caso faz sentido.
Baseados em dados de outros países como Canadá e Estados Unidos, estima-se que no Brasil haja 1,8 milhão de vítimas da doença ao ano. Sinusite é a inflamação das mucosas das cavidades paranasais. Costuma ocorrer conjuntamente com os quadros virais (resfriado comum e gripe).
 
A sinusite pode ser dividida em aguda, com duração de até três semanas e crônica, quando o período é maior que três meses. A aguda se manifesta em crises, causando forte dor facial, abundante secreção purulenta no nariz, dor de cabeça na testa e entre os olhos, tosse e febre. Já na sinusite crônica os sintomas são mais discretos, entretanto mais frequentes.
 
Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Informar WEB

Entrevista na Rádio CBN Maceió com o endocrinologista Arnaldo Mendonça, sobre diabetes

Dra. Yelnya C. S. Dória
Diretora Técnica 
CRM/AL 2209 / RQE 2835
Hospital Memorial Arthur Ramos  |  Rua Hugo Corrêa Paes, N º 253 - Gruta de Lourdes - Cep - 57052-827  |  (82) 2123-7000 / Marcação de consultas: 2123-7001