Marcação de Consultas (82) 2123-7001
Central de Atendimento (82) 2123-7000

Acesso Rápido

Notícias
13/07/2015

HMAR realiza ação educativa para higienização correta das mãos


As mãos são consideradas as principais ferramentas das equipes que atuam nos serviços de saúde, e o ato de higienizá-las aumenta a segurança na assistência ao paciente, prevenindo a transmissão cruzada de microrganismos.
 
                No mês de maio é comemorado o Dia Nacional de Controle de Infecção Hospitalar (15.07), e para ressaltar a importância dessa data, a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HMAR realizou algumas ações educativas como: Orientações sobre a higienização correta das mãos e a retirada de adornos pelos profissionais de saúde. “Para intensificar a ação foram entregues aos colaboradores que prestam assistência direta e indireta aos pacientes porta-adornos e álcool em gel de bolso para auxiliá-los nessa prática diária”, afirmou a idealizadora da campanha e enfermeira da CCIH, Aliny Mota.
 
                Segundo informações da ANVISA, a higienização correta das mãos remove sujidades, suor, oleosidade, pelos, células descamativas e a microbiota transitória da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas pelo contato, contribuindo assim para a segurança dos pacientes. Alguns estudos mostram que uma maior adesão às práticas de higienização das mãos está associada a uma redução nas taxas das infecções relacionadas à assistência à saúde.
 
                A Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou alguns momentos importantes para a realização da higienização das mãos:
1 – Antes do contato com o paciente;
2 -  Antes da realização de procedimento asséptico;
3 – Após a exposição a fluidos corporais;
4 – Após contato com o paciente;
5 – Após contato com áreas próximas ao paciente.
 

 

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Informar WEB

Entrevista na Rádio CBN Maceió com o endocrinologista Arnaldo Mendonça, sobre diabetes

Dra. Yelnya C. S. Dória
Diretora Técnica 
CRM/AL 2209 / RQE 2835
Hospital Memorial Arthur Ramos  |  Rua Hugo Corrêa Paes, N º 253 - Gruta de Lourdes - Cep - 57052-827  |  (82) 2123-7000 / Marcação de consultas: 2123-7001