Marcação de Consultas (82) 2123-7001
Central de Atendimento (82) 2123-7000

Acesso Rápido

Notícias
24/11/2015

Inovando: especialistas do HMAR realizam Implante Coclear

Procedimento restaura sensações sonoras em pessoas com surdez profunda

O Hospital Memorial Arthur Ramos realizou pela primeira vez, em outubro deste ano, um Implante Coclear. O procedimento é feito em pacientes que sofrem com surdez profunda e tem por objetivo estimular o nervo auditivo, restaurando sensações sonoras. Durante a cirurgia é implantado, um dispositivo eletrônico no ouvido do paciente, sendo a primeira parte sensitiva do corpo humano a ser substituída. 

Em Alagoas, o implante coclear vem sendo feito há pouco tempo e, com o investimento do Hospital Memorial Arthur Ramos (HMAR) na área de otorrinolaringologia, junto aos profissionais do Otocentro, o procedimento se tornou mais um grande avanço para medicina alagoana. Segundo o otorrino, Dr. João Paulo Tenório, responsável pela realização da cirurgia, o procedimento cirúrgico é bastante seguro e traz grande benefício para o paciente.

Sendo um método bastante eficaz, o implante coclear é basicamente dividido em dois sistemas: o processador externo e o dispositivo interno. A parte externa é composta por um processador parecido com aparelho auditivo, já a interna é um receptor de eletrodos que fica dentro da cóclea (órgão da audição) se posicionando na parte de cima da orelha, por baixo da pele.

O aparelho inserido só é ativado após a cicatrização, com cerca de 30 dias depois do processo cirúrgico. As reações sonoras são identificadas a depender de diversos fatores, como o tempo em que o paciente ficou sem ouvir, a quantidade de eletrodos implantados, as causas da surdez e as estratégias de estimulação usadas.

O implante coclear pode ser feito em qualquer idade, sendo uma excelente alternativa para quadro de surdez densa e que não tenha obtido benefícios através de um aparelho auditivo convencional, permitindo que o implantado restabeleça a audição e volte a ouvir sons, se comunicar com a fala e em alguns casos até voltar a falar ao telefone.

Imagens

Imprimir Imprimir Compartilhar Compartilhar

Informar WEB

Entrevista na Rádio CBN Maceió com o endocrinologista Arnaldo Mendonça, sobre diabetes

Dra. Yelnya C. S. Dória
Diretora Técnica 
CRM/AL 2209 / RQE 2835
Hospital Memorial Arthur Ramos  |  Rua Hugo Corrêa Paes, N º 253 - Gruta de Lourdes - Cep - 57052-827  |  (82) 2123-7000 / Marcação de consultas: 2123-7001